sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A história da Matemática


A história da Matemática e a Construção dos números

            A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construções de pirâmides, disques, canais de irrigação e estudo de astronomia.Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, na arquitetura, informática, medicina, física , química, etc.Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe matemática.






O processo de Numeralização e a comunicação da humanidade


Foi contando objetos com outros objetos que a humanidade começou a construir o conceito de número. Por exemplo:

Quantas pedrinhas estão na palma das mãos?


As cincos pedrinhas,também correspondem a cinco dedos. Dessa forma podemos construir o conceito de número.

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As possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para a criança que está no processo inicial da construção do conceito de número

            Quando falamos no processo de intervenção no ensino de aprendizagem do aluno, principalmente quando o aluno está em processo inicial da construção do conceito de um número, aí surge a seguinte dúvida: o aluno sabe ou o aluno não sabe? O aluno errou ou acertou?
           Sabemos que o acerto do aluno não é  sinal de que ele tenha conhecimento e muito menos quer dizer que ele não saiba, para isso é necessário que faça uma avaliação individual para exclarescer as dúvidas.
            Falando em processo de aprendizagem inicial o aluno irá aprender por meio de interações sociais e concretas. Piaget explica que a faixa etária que iremos trabalhar matemática necessitam dessas condições. Quando estamos na educação infantil (02 a 5 anso) iremos introduzir o número pré operacional , pois é a fase que a criança guarda a imagem das coisas como nome (simbolismo e linguagem), o professor mostra o número a criança e a ela irá interiorizar , a criança só não irá ser capaz de definir quantidade. Já  no ensino fundamental (06 a 12 anos) já podem obter as situações concretas, ou seja o que está presente, o que ele vê, toca e sente.
            A matemática para que se torne clara e objetiva precisa ser ensinada por etapas, para que o aluno possa compreender o processo, cada etapa é importante o professor deve certificar - se que o conteúdo que ele ensinou foi apropriado pelo aluno individualmente , dessa forma a intervenção do professor é fundamental, fazendo necessário um olhar abrangente de como o aluno está adquirindo seus fundamentos.
            O professor tem que propor diálogo, plantão de dúvidas, corrigir, avaliar e ajudar, desta forma o processo de intervenção se faz necessário, mas intervir é entender as dificuldades do aluno buscando meios para ajudar a resolver qualquer tipo de problemas.
 

             Atividade desenvolvida em sala de aula com alunos de Educação Infantil (4 a 5 anos)


            Construindo números a partir do uso de palitos, dando ao aluno a liberdade de realizar vários tipos de montagens.

           
     Na realização dessa atividade pedimos aos alunos para que contem oralmente os palitos e registrem no quadro a quantidade.Na sequência pedimos para que oganizem os palitos de dez em dez, em seguida faremos um questionamento:

       
        Quantos palitos são necessários para fazer um montinho equivalente a uma centena?
        Se tenho 200 palitos. Qual a quantidade máxima de palitos posso deixar sem amarrar?
         Como são chamados os palitos que ficaram soltos?



            "Todo processo de numeralização faz parte das apropriações de linguagem para garantir a comunicação da humanidade".



Informações disponíveis em:

Para maiores informações .Leia os livros abaixo:
A História da Matemática.Autor: Rooney, Anne.Editora: M. Books
A História da Matemática.Autor: Boyer, Carl B.Editora: Bluncher

 



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